Passagens Visiveis da Terra

Nas suas observações, Edmund Halley comprovou que as características do cometa coincidiam com as descritas em 1531 por Pietrus Apianus e, em 1607, observadas, em Praga, por Johannes Kepler. Halley concluindo que correspondiam ao mesmo objecto celeste.
A mais antiga observação deste astro remonta ao ano de 240 a. C., o que perfaz 30 observações consecutivas.
A penúltima passagem deste Cometa, prevista por Crommelin para 17 de Abril de 1910, ocorrendo 3 dias depois, foi particularmente espectacular, por ser visível a olho nu antes do amanhecer, com uma cauda magnífica.

O cometa Halley fotografado no céu de Nova Iorque (1910)
 
A sua última passagem pelo periélio (ponto da órbita do corpo em que este se encontra mais próximo do Sol) ocorreu a 9 de Fevereiro de 1986 (conforme previsto). A distância mínima a que passou do Sol foi de 88 milhões de quilómetros, ou seja, 0,587 Unidades Astronómicas (UA - distância média da Terra ao Sol). O dia em que passou mais perto da Terra foi a 11 de Abril de 1986, a 63 milhões de quilómetros. Foi, por isso, mais visível entre 6 e 10 de Abril. Mas Halley nesta passagem ofereceu um espectáculo bem menor. Além da poluição luminosa, que prejudicou sua observação, a interacção dele com a radiação solar deixou-o menos brilhante e visível que o esperado.




Halley em 1986


A sua passagem mais próxima da Terra deverá ter ocorrido a 10 de Abril de 837, a 4,8 milhões de quilómetros.

Espera-se a sua próxima passagem para 28 de Julho de 2061 (pelo astrónomo Donald K. Yeomans).
Dentre os acontecimentos mais interessantes associados à passagem do cometa Halley, merecem destaque os seguintes:

- 12 a.C. - Alguns teólogos sugeriram que a passagem do cometa nesse ano poderá estar associada à chamada estrela de Belém, que aparece na Bíblia.

- 837 - Segundo alguns cientistas, foi nesta passagem que o cometa mais se aproximou da Terra (4 milhões de quilómetros).

- 1066 - A passagem do cometa foi considerada como desastrosa para os ingleses. No final desse ano, Haroldo II, último rei da monarquia anglo-saxónica, morreu na batalha de Hastings e a Inglaterra passou a ser dominada por Guilherme I, duque da Normandia.

- 1835 - O conhecido escritor americano Mark Twain nasceu duas semanas depois da passagem do cometa. Na sua biografia, ele afirmou que “veio” com o Halley, e que “iria” embora com ele em 1910, por ocasião de sua próxima passagem. E o escritor morreu, realmente, nesse mesmo ano, no dia em que o cometa se aproximou da Terra.

- 1910 – Nessa passagem foram tiradas as primeiras fotos do cometa. Como, na época, se dizia que ele traria consigo grande quantidade de um gás mortal da família dos cianetos, o pânico foi geral, embora os cientistas desmentissem veementemente essa versão.