Cometa Halley e Portugal 1910

Em 1910, a passagem do cometa Halley pelo planeta Terra foi visível também em Portugal. O misticismo existente na altura (os cometas eram vistos como símbolos de azar), a influência dos Estados Unidos, onde se pensava que o cometa traria na sua cauda gases tóxicos que matariam a população terrestre, e o aumento da influência republicana, fez com que a passagem do Cometa Halley fosse motivo de grande alarido. Os jornais diziam que este era o fim do mundo, os padres diziam que vinha aí o "julgamento final do senhor" (que segundo eles surgia por causa do aumento da influência República). Os ‘’vigaristas’’ enriqueciam com a venda de máscaras de gás, garrafas de oxigénio e até comprimidos milagrosos que protegeriam do cometa.



O cometa Halley não trouxe o fim do mundo mas acabou por ligar, em Portugal, esta passagem à revolução de 5 de Outubro e Implantação da República.
Como já foi dito a trás, esta passagem de 1910, foi uma das mais brilhantes e extraordinárias. Por passar tão próximo do Sol, o fenómeno foi mais intenso, a cauda era mais visível, sua iluminação, mais forte, e permaneceu no céu por mais tempo.
A sua cauda media o dobro da distância entre a Terra e o Sol, o seu núcleo tinha um diâmetro entre 30 e 40 quilómetros. Os cientistas começaram a observá-lo em setembro de 1909, mas só em Março do ano seguinte ele passou a ser visto a olho nu.


Cometa Halley em 1910